O nosso projeto, financiado pela UE, dividide-se em 8 Pacotes de Trabalho temáticos que originaram a investigação exposta neste site. Apesar do conteúdo do site não estar estruturado por Pacotes de Trabalho, os resultados e produtos são disponibilizados em código aberto e acessíveis ao público em geral.

 
 
Lisbon Meeting

 

 
WP1: Coordenação e Gestão de Projetos (orientado por USTAN)

Os objetivos do WP1 prendem-se com a realização de todas as atividades de gestão de projetos para o correto funcionamento do projeto.


WP2: Tecnologia e Inovação para Integração Bi-Regional (orientado por MNA/DGPC)

Ao permitir que os museus da comunidade local criem uma rede com outras organizações similares, tanto no contexto da ALC como da UE, o nosso projeto e, concretamente este pacote de trabalho, promoveu e apoiou significativamente o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão mútua entre as pessoas, através do meio digital (nomeadamente, na internet) e de meios físicos in loco. Os museus são uma ferramenta indispensável neste processo devido à sua capacidade de conectar o remoto/digital à compreensão presente/física do mundo, tanto nas semelhanças como nas diversidades.

Consequentemente, os objetivos gerais deste pacote de trabalho foram os seguintes:

  • Capacitar os parceiros com as bases tecnológicas e as ferramentas necessárias para que possam participar integralmente nas atividades do projeto;
  • Criar tecnologia que permita ao projeto comunicar com todos os potenciais utilizadores: profissionais institucionais, comunidades e público em geral;
  • Desenvolver novas tecnologias para museus ou, preferencialmente, encontrar novas formas de implementar tecnologias com eficácia comprovada noutros domínios sociais, colocando-as ao serviço dos museus comunitários e da satisfação das expectativas das comunidades.

WP2 é coordenado pelo participante 3 - Museu Nacional de Arqueologia de Portugal (MNA/DGPC) - responsável pela construção das bases de dados e do portal na internet e por apoiar todos os parceiros na transferência de conteúdos. Os parceiros introduziram a respectiva informação na base de dados e todos os conteúdos considerados relevantes para os objetivos do projeto. Sempre que solicitado pelos parceiros, O MNA é ainda responsável por carregar no portal os conteúdos já existentes na internet ou em qualquer rede social. O MNA efectua a manutenção do portal, atualizando-o regularmente (normalmente, todos os meses), podendo recorrer para esse efeito aos conteúdos existentes na base de dados. Finalmente, o MNA realiza a tradução dos textos do portal, de forma a que todos os conteúdos relevantes sejam inteligíveis ao público em geral.


WP3: Estudo de caso do Chile (conduzido por UACh)

Objetivos deste pacote de trabalho foram:

 1) Tecnologia

  • Criar um registo de recursos humanos, infraestrutura e gestão (administração) de toda a rede de museus da região de Los Rios, com a finalidade de fortalecer a cooperação transversal comunidade-museus-universidade no que concerne à ciência e à tecnologia.
  • A informação gerada pelos museus do consórcio EU-LAC foi analizada no sentido de implementar melhorias apropriadas aos museus estudados (estudos de caso). Isto foi conseguido através da integração participativa de tecnologias digitais e de capacidades educativas para auxiliar os museus no registo, armazenagem e conservação de coleções, na utilização de energia ou dos meios digitais para a promoção e criação de públicos.

2) Sustentabilidade

  • Analisar a forma como os museus podem ser capacitados (história local) na introdução e utilização dos recursos patrimoniais em três ou quatro museus comunitários, rurais e de escala reduzida da região de Los Rios, relativamente à sua envolvente local, natural e social.
  • Determinar o valor de uso dos museus na criação e gestão dos recursos patrimoniais, históricos e ambientais, tendo em consideração a sua manutenção e o benefício socioeconómico para as localidades nas quais estão inseridos. O objetivo consisitiu em estabelecer uma maior cooperação e integração na rede de museus a nível local, regional, nacional (ICOM-Chile) e internacional (consórcio EU-LAC Museums).

3) Educação para a inclusão e coesão social

  • Caracterizar e promover os testemunhos sobre a memória histórica e familiar, identidade cultural e património material/imaterial gerados pelos museus da Região de Los Rios, e outros museus situados em países membros do Consórcio de Museus EU-LAC. Deste modo, procurou-se a promoção de saberes ancestrais, a transmissão bidireccional de saberes e princípios entre as comunidades-museus-universidades e o reforço da relação de trabalho da rede de Museus.

Comparar e comunicar os recursos educativos utilizados (disponíveis ou a desenvolver) entre os membros da rede e os membros do consórcio museus EU-LAC, bem como as estratégias de inserção/disseminação do conhecimento promovido por cada museu analisado e a forma como atraem e se integram, local e regionalmente.


WP4: Educação nos Museus para a Inclusão e Coesão Social (orientado por USTAN)

A finalidade deste pacote de trabalho foi "promover o objetivo do Horizonte2020 de fomentar sociedades inclusivas, inovadoras e reflexivas" através da investigação de iniciativas inovadoras, tanto nos museus como no empoderamento da comunidade. Em seguida e indo mais além dessas iniciativas, implementar e avaliar o nosso próprio projeto bi-regional de educação comunitária, ou seja, o Intercâmbio de Jovens EU-LAC. O nosso objetivo é transformar as vidas individuais nas comunidades de museus e criar um método de implementação e avaliação que seja aplicável a regiões mais amplas. Neste ponto, enfocou-se a educação nos museus que integram investigação académica sobre museologia comunitária. Procurou responder às seguintes questões-chave da museologia comunitária:

  • De que forma podemos definir “museus comunitários” e “sustentabilidade” num contexto bi-regional?
  • Quais são as mudanças mais importantes experienciadas pelos nossos museus comunitários de escala reduzida, no contexto da UE e da ALC?
  • Quais são as iniciativas mais vanguardistas em museus para promover a inclusão e coesão social em cada região?
  • Como podem os museus regionais de pequena escala obter agencialidade na promoção de melhores práticas entre museus e decisores de políticas, num cenário globalizado?

Inserido neste pacote de trabalho está a criação de um Museu Virtual, orientado pela School of Computer Science de St Andrews. O MV EU-LAC inclui os resultados das oficinas intergeracionais de 3D realizadas em 9 países. Pode consultar neste site a secção dedicada aos MV EU-LAC para visualizar os resultados.

 


WP5: Inovação e Empreendedorismo para Museus Sustentáveis (orientado por UVEG)

O WP5 teve como objetivo prosseguir com o plano de ação EU-CELAC de “Desenvolvimento Sustentável; Ambiente; Alterações Climáticas; Biodiversidade; Energia”, em conjunto com “Investimentos e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável”, no que se refere aos museus de Valência e região circundante, do seguinte modo:

  • Sustentabilidade: incorporação de processos e resultados inovadores na gestão dos museus e, em geral, do património cultural, concebidos como recursos do território e como fatores importantes no desenvolvimento territorial sustentável.
  • Investimento e empreendedorismo: criação de instrumentos dirigidos aos atores políticos, técnicos e empreendedores, os quais viabilizam a gestão dos espaços do Museu: fechados (museus) e abertos (parques culturais ou espaços museológicos).
  • Sustentabilidade, investimento e empreendedorismo: desenhar ações que permitam o estabelecimento de um protocolo para assegurar a apresentação dos produtos finais junto das autoridades de gestão. Analisar as possibilidades e alternativas de reconhecimento oficial e institucional relativamente às ferramentas de gestão desenvolvidas no decorrer do projeto.

 


WP6: Estudo de caso do Peru (orientado por PUCP)

O objetivo principal do wp6 consistiu em dar seguimento às ações da EU-CELAC de “Desenvolvimento sustentável; Ambiente; Alterações Climáticas; Biodiversidade; Energia”, “Integração regional para promover a inclusão e coesão social”, “educação para promover a inclusão e coesão social” e, por último, “tecnologia e inovação”. As ações foram implementadas no contexto de Trujillo e Lambayeque, mais concretamente através de dois projetos-piloto em quatro museus: Chan Chan, Huaca del Sol e La Luna, de La Libertad, em Trujillo, e Sican e Tucume, em Lambayeque. De acordo com o descrito acima na secção “Modelo Conceptual", consideramos que os museus podem contribuir significativamente para o desenvolvimento cultural, educacional e económico de uma comunidade através da recuperação, valorização e conservação da memória dessa mesma comunidade. Os objetivos foram os seguintes:

  • Sustentabilidade. Desenvolver investigações pioneiras nos museus locais e regionais de Trujillo e Lambayeque sobre o modo de alcançar a sustentabilidade a longo prazo e promover o desenvolvimento sustentável nas referidas áreas e, assim, fortalecer a comunidade local. O envolvimento das autoridades locais no desenvolvimento de políticas e de instrumentos para a realização de iniciativas de longo prazo é fundamental no combate à vulnerabilidade da comunidade e do seu território.
  • Integração Regional para a Inclusão e Coesão Social. Investigar dois distintos modelos de museus no Peru e avaliar os resultados dessa investigação conjuntamente com estudos de caso de outros países colaboradores do consórcio EU-LAC-MUSEUMS, especialmente do Chile e de Valência. Este objetivo procurou promover a identidade cultural e aumentar a integração regional, através do apoio à confiança nas identidades da comunidade, alcançada por meio de atividades em museus, noutros espaços públicos e em oficinas.
  • Educação. Disseminar os resultados da investigação junto às comunidades locais, no sentido de os educar em tornar sustentáveis os seus próprios museus, tanto a nível social como a nível económico e ambiental. Este objetivo aumenta a tomada de consciência de cidadania.
  • Educação e Tecnologia. Promover o conhecimento ancestral e tradicional relativo a esses museus e às suas coleções através do projeto Portal na internet (WP2), contribuindo com informação sobre objetos, histórias orais e material audiovisual da cultura peruana, de acordo com o modelo do projeto.

 


WP7:  Exposição sobre Migração e Género (orientado por UWI)

Os objetivos gerais deste pacote de trabalho foram:

  • Construir e desenvolver a agenda de investigação, a rede de trabalho e o cronograma, os quais possibilitaram ao projeto compilar, produzir e partilhar os novos recursos de investigação a todos os potenciais utilizadores, sejam estes profissionais institucionais ou comunidades e públicos em geral.
  • Capacitar os parceiros institucionais do projeto EU-LAC, fornecendo-lhes o conhecimento e as ferramentas tecnológicas de digitalização e comunicação, necessários a uma participação plena, e apoiar no desenvolvimento de um museu virtual de experiência(s) de migração, conforme informado pelas experiências e trajetórias delineadas anteriormente.
  • Conceptualizar e desenvolver novos recursos de interpretação, utilizando tanto os compromissos históricos como os contemporâneos (baseados na memória e na arte), para o  desenvolvimento de exposições itinerantes e dos recursos educativos associados, disponibilizando-os através de acordos de parceria com os museus identificados.

 

WP8:  Comunicação, Disseminação e utilização (orientado por MNA/DGPC)

O consórcio EU-LAC-MUSEUMS está unido no compromisso de maximizar o impacto do nosso projeto através da comunicação, divulgação e análise dos resultados a todos os potenciais utilizadores, profissionais e públicos. Um ênfoque particular é dado à acessibilidade dos dispositivos tecnológicos.

É importante ter em conta que o Portal foi estabelecido dentro do PT2 (Tecnologia e Inovação) e que as atividades dentro do presente PT8 foram desenhadas para explorar as inovações deste Portal.

Os objetivos deste pacote de trabalho foram:

  • Divulgar os resultados da investigação a todos os utilizadores potenciais, especialmente às comunidades académicas e museológicas em países parceiros;
  • Garantir a compreensão dos resultados entre os profissionais internacionais de museus através das redes do ICOM;
  • Apoiar a colaboração entre decisores políticos e os museus na ALC, através da realização de uma Conferência internacional sobre o projeto;
  • Envolver o público em geral no projeto EU-LAC-MUSEUMS;
  • Definir planos de utilização individuais;
  • Gerir a propriedade intelectual (existente e emergente), relacionada com o projeto;
  • Maximizar o impacto dos resultados da nossa investigação;
  • Promover a comunicação interna dentro do consórcio.