Museu Virtual da migração e memória caribenha.

Exposição Virtual

Visite o "Museu Virtual da Migração e Memória Caribenha" para conhecer mais sobre a história da geração "Windrush". Aqui encontrará os paineis da exposição do projeto "O enigma da chegada: a política e a poética da migração das Caraíbas, para Inglaterra" e terá a oportunidade de escutar gravações audio e vídeo de histórias desta migração.

https://www.eu-lac.org/vmcarib/

 

Proyecto EU-LAC-MUSEUMS

EU-LAC-MUSEUMS pretende levar a cabo uma analise comparativa de museus rurais de pequena e média dimensão, bem como das comunidades que os geraram na UE e LAC, desenvolvendo o conhecimento teórico e histórico sobre os mesmos. Na base deste projeto está o reconhecimento de que os museus comunitários, em particular na América Latina e Caraíbas, permitem às comunidades sub-representadas ter um lugar na história, além de contribuírem para o empoderamento comunitário e sustentabilidade ambiental.

 

 

 

Museus comunitários em tempo de crise: a nossa série de webinars!

Em resposta à pandemia de COVID-19 e seu efeito catastrófico nas comunidades dos museus e património, três novos seminários web que se centram no tema dos museus comunitários em tempos de crise. Compostos por quatro ou cinco interlocutores por sessão, as nossas discussões online, abertas a todos, foram criadas no contexto de fortalecimento das relações culturais entre a Europa, América latina e Caraíbas no contexto do projeto Horizon2020 EU-LAC-MUSEUMS.

Pode ver as gravações dos nossos seminários aqui, com legendas (EN e ES).

Organização colaborativa do projeto EU-LAC-MUSEUMS, ICOM-Europa e ICOM-LAC.

https://eulacmuseums.net/index.php/resources/webinars

 

 

Educação Museal para a Coesão e Inclusão Social

Educação Museal para a Coesão e Inclusão Social, incluindo um intercâmbio juvenil bi-regional de museus Escócia/Costa Rica/Portugal e investigação sobre o caso de estudo da região Austral, Chile.

Tecnologia e Inovação para a Integração Bi-regional

Desenvolver novas tecnologias para os museus ou, preferencialmente, encontrar novas formas de implementar tecnologias já testadas noutros domínios sociais, colocando-as ao serviço das missões dos museus comunitários e das expetativas das comunidades.

Promoção de museus comunitários sustentáveis

Incorporação de processos e resultados inovadores na gestão dos museus e do património cultural, este último, entendido como um recurso do território e fator importante do desenvolvimento territorial sustentável.

Exibindo Migração e Género

Conceptualizar e desenvolver novos recursos interpretativos, utilizando tanto visões históricas como contemporâneas (ambos baseados na memória e na arte) no desenvolvimento de exposições itinerantes e associadas a recursos educativos, através de acordos de associação com os museus identificados.

previous arrow
next arrow
Slider
Galerias de artefatos 3D

Os objetos de um museus mantêm-se geralmente em vitrines ou, longe da vista do público, armazenados em reservas.
Os objetos culturais têm histórias que continuam para lá dos paineis de texto de um museu e, geralmente, uma analise do objeto permite uma compreensão mais profunda da cultura associada.
A digitalização 3D permite não só preservar digitalmente os artefatos, como contar as suas histórias culturais a um público online.

Image is not available
EU LAC Museo virtual

Um dos principais resultados da investigação da Universidade de St. Andrews neste projeto é a criação de um Museu Virtual do EU-LAC-MUSEUMS. Nesta secção destacaremos os resultados mais importantes do Museu Virtual, a que se acede através do link web abaixo indicado, é possível navegar entre museus e coleções clicando em cada simbolo do mapa.

Image is not available
Base de dados Tangível e Intangível.

Esta base de dados permite o inventário e upload online de documentos (PDF), vídeos, imagens e audio de um modo rápido e respeitando os direitos de autor e direitos comunitários associados a cada objeto ou manifestação cultural imaterial.
Para construir esta base de dados foram consideradas as recomendações da UNESCO para o Património Cultural Imaterial (PCI) e as recomendações para o Património Móvel do ICOM, UNESCO e Fundação J.P.Getty.
Esta base de dados integra um inventário orientado para o Património Móvel com um inventário do Património Cultural Imaterial.

Image is not available
Bibliografia

Bibliografia sobre museus, comunidades e sustentabilidade.

Image is not available
previous arrow
next arrow
PlayPause
Slider