Escócia

Universidade de St Andrews

Coordenador do Consórcio

Como primeira universidade da Escócia, a Universidade de St Andrews estabeleceu a sua reputação como um dos mais importantes centros de investigação e ensino do mundo.
EU-LAC MUSEUMS é coordenado pelo Instituto de Museus, Galerias e Coleções (MGCI) da Escola de Historia da Arte.
O "Museums, Galleries and Collections Institute" (MGCI) supervisiona a gestão e administração do projeto EU-LAC MUSEUMS e lidera a investigação sobre educação e museus para a inclusão e coesão social.

França

ICOM
Concelho Internacional dos Museus

Representar a comunidade mundial de museus

A rede de membros do ICOM está organizada em comités que colaboram entre si. Os 119 Comités nacionais garantem a gestão dos interesses do ICOM nos seus respectivos países e contribuem para a realização dos programas do ICOM.

As Alianças Regionais são fóruns dedicados ao diálogo entre os Comités Nacioanis de uma determinada região.
Os 30 comités internacionais são centros mundiais de reflexão que reúnem especialistas em diversas atividades dos museus

Portugal

Museu Nacional de Arqueologia

Membro português do consórcio

O Museu Nacional de Arqueologia foi fundado em 1893, juntando passado (arqueologia) e presente (etnografia) com a finalidade de representar "o homem português".

Durante a sua história manteve estreitos laços de colaboração de Norte a Sul do país e ainda hoje é o mais local de todos os museus nacionais. Está nas melhores condições para aprovar e promover este movimento comunitário dos museus em Portugal.

Chile

Universidad Austral de Chile

Membro Chileno do Consórcio

A Universidad Austral de Chile está comprometida com o património e legado cultural do Sul Austral do Chile, onde estão localizadas as suas sedes e campus.

Fundada em 1954 na cidade de Valdívia, a Universidade tem correspondido às crescentes necessidades da comunidade organizada, principalmente no âmbito educativo, da investigação e da produção cultural.
A sua missão e visão orientam-se para gerar vínculos com a sociedade e os meios artísticos, tecnológicos, produtivos e profissionais.

Costa Rica

Museu Nacional de Costa Rica

Membro da Costa Rica no consórcio

O Museu Nacional de Costa Rica foi fundado em 1887 com a missão de proteger o património cultural e natural para o conhecimento, valorização e desfrute pelas presentes e futuras gerações.

Pelo seu caracter nacional e pela sua responsabilidade jurídica para com o património do país, o MNCR matém diversas relações e colaborações com os museus do país.
No ano de 2003 criou o "Programa de Museos Regionales y Comunitarios" como um gabinete de apoio ao desenvolvimento dos museus da Costa rica.

Índias Ocidentais

Universidade das Índias Ocidentais

Membro caribenho do consórcio

A Universidade de West Indies (UWI) é uma universidade regional multi-campus que serve os países do Caribe de língua inglesa. Os campos da UWI incluem La Mona e Campus Occidental, na Jamaica, St Augustine e Campus Penal, em Trinidad y Tobago, UWI-Open Campus, com campos em toda a região do Caribe e o Campus de Cave Hill, em Barbados. Este campus regional tem sido testemunha de um crescente aumento da sua população internacional e como tal, o campus de Cave Hill é agora o lugar de uma comunidade de estudantes de mais de 35 países.

Perú

Pontificia Universidad Católica do Perú

Membro Peruano do consórcio

A Pontificia Universidad Católica do Perúfoi fundada em março de 1917. Desenvolve desde essa data a sua atividade educativa, de investigação e de apoio social, aspetos que neste século XXI colocam a PUCP como a primeira instituição de ensino do país, e de grande destaque a nível latino americano e mundial.

Desde há 30 anos que a Universidade gera e aprova projetos que vinculem o inteletual e o social como foco de desenvolvimento tanto interno como com cooperantes externos em benefício da população peruana.

Espanha

Universidade de Valência

Membro espanhol do consórcio

A Universidade de Valência de hoje é o resultado de mais de cinco séculos de história que permitiram acumular saberes e tesouros documentais únicos que a converteram numa das melhores universidades de Espanha.

Ao longo da sua história, o desenvolvimento da universidade decorreu paralelamente com o desenvolvimento da cidade, formando uma parte inextricável da sua malha urbana, gerando espaços para a docência, a investigação, a criação e a difusão cultural e científica, assim como para a transferência de conhecimento.

previous arrow
next arrow
Slider

Our project consortium consists of a well-balanced team of international experts in museum practice, theory, and policy who have experience in working in international teams.

The project is coordinated through the Museums, Galleries and Collections Institute at the University of St Andrews (MGCI). MGCI is located within the School of Art History https://www.st-andrews.ac.uk/arthistory/ which was recently ranked second in the UK for research excellence. MGCI carries out research, education and training in cultural heritage, with a particular focus on museums, art galleries and historic houses, and their collections. The Institute collaborates on research projects with museums, galleries and other institutions in Britain and around the world, including consultancy work in the museum sector, academic research, and museum training: https://www.st- andrews.ac.uk/arthistory/research/mgci/.

The project consortium consists of 8 international partners, as detailed in the list and map below.

 

  University of St Andrews, Sctoland, UK https://www.st-andrews.ac.uk/
  University of Valencia, Spain http://www.uv.es/
  National Museum of Archaeology, Lisbon, Portugal  http://www.museuarqueologia.pt/
  International Council of Museums, Paris, France http://icom.museum/
  University of the West Indies, Jamaica, Barbados, Trinidad and Tobago http://www.uwi.edu/
 
Austral University of Chile
  Pontifical Catholic University of Peru http://www.pucp.edu.pe/
  National Museum of Costa Rica http://www.museocostarica.go.cr/

 

     
PARTNERS