A estrutura organizativa do projeto EU-LAC-MUSEUMS divide-se em Coordenação do projeto, Conselho Consultivo, Comité de Direção e líderes individuais dos pacotes de trabalho de entre os países participantes. Todos os parceiros integram organizações, tais como universidades com investigação intensiva, museus e organismos de tomada de decisões políticas, garantindo deste modo múltiplas oportunidades para o intercâmbio e disseminação dos resultados de investigação inseridos no ambiente de investigação dinâmico da EU-LAC.
O Conselho Consultivo do projeto é composto por especialistas de renome mundial em cultura e património, dentro das relações EU-LAC, e foram selecionados devido às suas distintas áreas de competência. A função do Conselho Consultivo é emitir comentários sobre o desenrolar do projeto e providenciar recomendações quanto ao seu rumo, de forma pontual. Além disso, participam em simpósios do projeto e são oradores, quando convidados nesse sentido.
Conselho Consultivo
Hugues de Varine (Consultor, ex-Diretor Geral do ICOM)
Peter Davis (Professor do Estudos de Museus e Património, University of Newcastle Upon Tyne)
Beatriz Espinoza (Presidente, ICOM-Chile)
Teresa Morales (Diretora da rede de Museos Comunitarios, México)
Comité de Direção
Lauran Bonilla-Merchev (Presidente, ICOM Costa Rica; Secretário, ICOM-LAC)
Samuel Franco Arce (Presidente, ICOM-LAC)
Luis Raposo (Presidente, ICOM-Europa; Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa)
Gustavo San Roman (Professor de espanhol, University of St Andrews)
O projeto foi criado e continua a ser apoiado pelas redes ICOM-Europa e ICOM-LAC, cujos presidentes atuam no Comité de Direção do projeto.