Um dos objetivos desta iniciativa é encorajar os pequenos museus Comunitários a contribuir para um inventário global online do património material e imaterial.
Para tal, foi necessária a criação de uma "versão resumida" do inventário, que pode ser complementada por investigadores e outros colaboradores. Esta "versão resumida" permite carregar documentos (PDF), vídeos, imagens e áudio de forma rápida, respeitando os direitos autorais e a propriedade dos titulares da Comunidade.
Para construir estas bases de dados foram consideradas as recomendações da UNESCO para o Património Cultural Imaterial (PCI) e as recomendações para o património movel do ICOM, UNESCO e Fundação J.P. Getty.
Nos museus comunitários, os objetos expostos representam (ou fazem parte de) um património cultural imaterial. Propomos a criação de uma base de dados que associe um inventário orientado a objetos a um inventário orientado ao património cultural imaterial.
O conteúdo do site será mais fácil de pesquisar e aceder se for integrado todo o património cultural (material e imaterial) numa única base de dados, mesmo no caso de os campos de registo não forem iguais para ambos tipos de património cultural. Além disso, um campo inserido na base de dados pode conter uma publicação, vários ficheiros de imagem, um ficheiro de vídeo ou um ficheiro de áudio. Ou apenas um destes elementos.