A informação sobre o património material e imaterial relativa aos nossos países parceiros foi obtida a partir não só de instituições permanentes mas, também, de comunidades de museus locais, ecomuseus e museus comunitários, envolvidos no nosso projeto. Além disso, no contexto das Caraíbas, o Portal Web integra um Museu Virtual de Histórias Migratórias. Deste modo, apoiamos as comunidades museológicas com as quais trabalhamos na preservação dos seus objetos culturais ou religiosos, conhecimentos indígenas e habilidades tradicionais, incluindo também os contextos em que os objetos foram utilizados. Os membros da comunidade continuarão a ser os principais depositários da sua história e da sua memória coletiva, mas estas serão compartilhadas entre a UE e a ALC, e com o resto do mundo. A informação recolhida e investigada inserida no nossos ambicioso Portal Web incluem:
- Objetos icónicos identificados como representativos de cada comunidade (“ícones da comunidade”)
- Lendas e contos populares
- Álbuns de família
- Testemunhos (ciclos de vida, valores identitários, etc.)
- Movimentos migratórios
- Desenvolvimento social e locais arqueológicos comunitários importantes
- Museus comunitários e sustentáveis: exemplos paradigmáticos
Os itens acima são de carácter multi-média e multidisciplinar e, por esse motivo, reconhecemos o pré-requisito da necessidade de uma equipa transdisciplinar de investigação. Os investigadores do nosso consórcio são especialistas internacionais que trabalham nas seguintes áreas: Museologia, Arqueologia, História da Arte, História, Ciência da Computação e Geografia. Todas estas especializações foram essenciais para a concretização dos nossos objetivos e trabalharam conjuntamente no sentido de disseminar resultados de alta qualidade entre as nossas comunidades académicas e profissionais. O Portal Web estebeleceu-se como a principal estrutura democrática através da qual esse resultado foi alcançado.
O Modelo Conceptual apresentado em seguida foi consensualmente determinado como ferramenta para os nossos parceiros conceptualizarem os nossos pacotes de trabalho, tendo os museus e as comunidades como foco central.