A tecnologia utilizada no nosso projeto é, acima de tudo, entendida como uma ferramenta capacitadora. Em lugar de investir recursos elevados em avanços especulativos de novos softwares, trabalhámos com tecnologias digitais previamente testadas e comprovadas, aplicando-as de uma forma inovadora. As inovações inevitavelmente alcançadas produziram-se principalmente através da colaboração entre o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, a Universidade das Índias Ocidentais e o departamento de Ciência da Computação da Universidade de St Andrews. Contudo, por via dessas inovações, procurou-se ultrapassar o desafio social de empoderar comunidades remotas e de envolvê-las com as suas histórias e com o seu património. Com recurso a novas tecnologias, aplicámos a nossa experiência profissional e académica à construção de ligações entre a Europa, a América Latina e as Caraíbas. Os três principais meios tecnológicos pelos quais esse objetivo foi atingido foram: o projeto multilíngue Portal Web, o desenvolvimento de aplicações de museus comunitários e a investigação e co-curadoria de Museus Virtuais.
Um dos resultados mais importantes da investigação da Universidade de St Andrews foi a criação de um Museu Virtual EU-LAC-MUSEUMS personalizado. Nesta secção, destacamos os principais resultados do Museu Virtual e fornecemos o URL do site 3D EU-LAC. Basta entrar no link para aceder ao nosso novo espaço virtual! As oficinas intergeracionais 3D foram realizadas em 3 países europeus, 3 latino-americanos e 3 das Caraíbas. Os resultados são partilhados aqui.
Entrar num museu e explorar as histórias, tradições e artefactos de uma cultura já não exige um dispendioso bilhete de avião. No conforto da sua casa, com recurso a tecnologias digitais, um visitante pode explorar museus distantes, manusear digitalmente objetos e aprender sobre as tradições e histórias distintivas de uma cultura. O Museu Virtual é a plataforma para todo o conteúdo produzido durante as oficinas 3D. O site continuará a disponibilizar todos os materiais produzidos por museus, seguindo as instruções dos seminários, e permitirá a contribuição dos membros da comunidade. O museu virtual também oferece formação a todos aqueles que desejam aprender as técnicas de criação dos meios digitais visualizados no site.
Criado pela Universidade de St Andrews especificamente para o projeto EU-LAC MUSEUMS, o Museu Virtual EU-LAC MUSEUMS é um resultado extremamente importante da investigação realizada e reúne meios digitais do património cultural, tornando-o de fácil acesso e utilização. Objetos digitais 3D, tours 360 ° em museus e vídeos de discussão da comunidade enchem o Museu Virtual com o conteúdo gerado a partir das oficinas de 3D, realizadas em três países europeus, em três países latino-americanos e três nas Caraíbas. Ao criar conteúdo digital a partir de museus comunitários de todo o mundo, o património, objetos e histórias podem ser partilhados e apreciados por um público global.
Colocando os museus comunitários no mapa
Pesquise no mundo inteiro para encontrar os museus envolvidos no programa 3D EU-LAC. Em cada separador de museu, o utilizador pode explorar por meio dos passeios virtuais e das galerias em 3D, contribuir para um Wiki e, ainda, navegar nas redes sociais e página do museu na internet.
Mapa de museus comunitários
Galerias e conjuntos de ferramentas do museu virtual
Entrar num museu e explorar as histórias, tradições e artefactos de uma cultura já não exige um dispendioso bilhete de avião. Através das tecnologias digitais, um visitante pode explorar remotamente museus distantes, manusear digitalmente objetos e aprender sobre as tradições e histórias distintivas de uma cultura, no conforto da sua casa. O Museu Virtual é a plataforma para todo o conteúdo produzido durante as oficinas 3D. O site continuará a disponibilizar todos os materiais produzidos por museus, seguindo as instruções dos seminários, e permitirá a contribuição dos membros da comunidade. O museu virtual também oferece formação a todos aqueles que desejam aprender as técnicas de criação dos meios digitais visualizados no site.
Virtual Museum Galleries and Resources
Objetos virtuais
Em geral, os objetos museais estão expostos por detrás de vitrinas ou mantidos longe do olhar do público. Os itens culturais têm histórias que continuam para além dos painéis de texto contidos no museu e, muitas vezes, a análise do objeto permite uma compreensão mais profunda de uma determinada cultura. A digitalização em 3D permite não apenas que os artefactos sejam preservados digitalmente, mas ainda que continuem a contar as histórias da sua cultura para um público online ansioso por interagir com eles.
Social Archive of Digital Artefacts
Os objetos são escolhidos pela equipa do museu, seguindo certos critérios, para serem digitalizados em 3D. A digitalização só pode ser efetuada se o equipamento necessário estiver disponível, o que torna a fotogrametria o método preferencial por ter um custo mais acessível. As imagens são enviadas através de um software de código aberto que cria um ficheiro 3D, o qual pode ser arquivado e enviado a um site de arquivo social, como por exemplo o Sketchfab. Como site social, o Sketchfab rastreia os seus seguidores, as visualizações e os comentários. Todos os objetos digitais aparecem num reprodutor de vídeo, facilmente incorporado em sites.
Virtual Tours
Imagine que com apenas alguns cliques do rato ou com um dispositivo para realidade virtual, um visitante poderia entrar pelas portas de um museu localizado numa floresta exuberante da Costa Rica ou visitar um museu dentro do cenário dramático das Ilhas Shetland, na Escócia. Visitas virtuais a museus culturais permitem aos novos visitantes explorar novas culturas, bem como aos ex-residentes revisitar e explorar o passado das suas famílias.
Com recurso ao site de arquivo social Round.Me, fotografias em 360 graus tiradas em museus podem ser interligadas, resultando numa visita envolvente. Este site permite que pontos de acesso sejam adicionados dentro das cenas, os quais podem trabalhar com texto, áudio, imagens e vídeo. A visita concluída deste modo pode ser incorporada num site ou ser visualizada no Round.Me. O site de arquivo também analiza as visualizações, os seguidores e os comentários para que os dados básicos do visitante possam ser quantificados.
Realidade virtual
Quer criar a sua própria aplicação de realidade virtual para smartphones Android? Se tiver as imagens em 360, esta página ajuda-o no seu objetivo.
Wiki
Um wiki facilita o trabalho colaborativo e a revisão de um tópico online. Texto, imagens e vídeos podem ser adicionados para cada um dos artefactos. Após carregar um objeto no Museu Virtual, uma página wiki é criada e pode ser editada pela equipa do museu, por voluntários e por membros da comunidade. Os materiais culturais são frequentemente histórias de um povo coletivo e oferecem inúmeras e variadas percepções e conhecimentos. Ao criar um wiki, todos os membros de uma comunidade podem adicionar o seu conhecimento à narrativa de um objeto e este pode ser descoberto online por qualquer pessoa.
Arquivo
Quando os ficheiros de um objeto digital são carregados no Museu Virtual, o objeto é arquivado no servidor e todos os ficheiros originais são executados por meio do respectivo software para criar um objeto digital 3D. Embora o software esteja amplamente disponível para converter ficheiros digitais em objetos 3D, o computador necessitará de ter capacidade de processamento suficiente para este efeito. Todos os artefactos podem ser acedidos online por outros museus, investigadores e a comunidade em geral.
Quando um objeto é adicionado, todas as informações fornecidas, incluindo os metadados, seguem o objeto em cada processo. Isso garante uma descrição detalhada quando o objeto digital é adicionado à coleção no site de arquivo social ou wiki correspondente.
Use esta página para proceder ao carregamento em galerias e arquivos
Ferramentas
O Museu Virtual atua como centralizador digital para todos os meios digitais produzidos pelas oficinas e pelos museus e comunidades. Com a finalidade de fornecer instruções após decorridas as oficinas, um conjunto de ferramentas está disponível no site para auto-orientação em todos os aspectos do Museu Virtual. Os guias de software e de aplicações relevantes também estão disponíveis através de links que levarão o utilizador à página inicial do programa.