• Exhibiting Migration and Gender

    Exhibiting Migration and Gender

    To conceptualise and develop new interpretation resources, utilising both historical and contemporary contracts (both memory and art based) in the development of travelling exhibitions and associated educational resources, making available through partnership arrangements with museums as identified
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/prj_004_a8506e0058daa9c3ea5c29c98d1989d3_90x50.resized.jpg
  • Museum Education for Social Inclusion and Cohesion

    Museum Education for Social Inclusion and Cohesion

    Museum Education for Social Inclusion and Cohesion, including a bi-regional museum youth exchange Scotland/Costa Rica/Portugal, and research into the case study of the Austral region, Chile
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/prj_002_5c5c2e28e52f248ca209f0b943c04b8f_90x50.resized.jpg
  • Investment and Entrepreneurship for Sustainable Museums

    Investment and Entrepreneurship for Sustainable Museums

    The incorporation of innovatory processes and results in the management of the museums and, in general, of the cultural heritage, conceived as the territory's resources and important factors of sustainable territorial development.
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/prj_003_1d132ab7c18efc8fc06e853c134a6cc2_90x50.resized.jpg
  • Technology and Innovation for Bi-Regional Integration

    Technology and Innovation for Bi-Regional Integration

    To develop new technologies for museums or, preferably, to find novel ways of implementing tried and tested technologies in other social domains, putting them to the service of community museums’ missions and communities’ expectations.
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/prj_001_2ef43a8c93dbd3632235b27bb8842f4c_90x50.resized.jpg

EU-LAC-MUSEUMS - Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas

Somos um consórcio de académicos, profissionais de museus e atores políticos que trabalham na Escócia, Portugal, Espanha, França, Peru, Chile, Costa Rica e Índias Ocidentais empenhados com a museologia comunitária a fazer a diferença no mundo.

EU-LAC-MUSEUMS foi concebido sob os auspicios do ICOM (Conselho Internacional de Museus: http://icom.museum) em 2014. Tem um financiamento de 2,422,406 euros do Horizon2020 – o maior programa de sempre da União Europeia para a investigação e inovação – que decorrerá entre 2016 e 2020. O objetivo desta investigação é proporcionar um melhor entendimento da dimensão cultural, científica e social da relação entre a UE (União Europeia) e LAC (América Latina e Caraíbas), apoiando assim o processo de cooperação EU-CELAC delineado pelo Plano de Ação de EU-CELAC na definição de uma visão comum para os próximos anos.

EU-LAC-MUSEUMS pretende levar a cabo uma análise histórica e teórica comparativa dos museus rurais de pequena e média dimensão, e ainda das comunidades a eles associados na EU e LAC. A base deste projeto relaciona-se com o facto de os museus comunitários, em particular os de países da América Latina e das Caraíbas, permitirem às suas comunidades sub-representadas ter o seu lugar na história, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e empoderamento comunitário. Durante os próximos 4 anos os investigadores irão estudar como estas instituições podem informar a prática museal, particularmente em localizações remotas e insulares, . Entre os museus envolvidos estão incluídos o Ceumannan – Skye Ecomuseum, na Escócia, e o museu Comunitário Rey Curré, na Costa Rica, administrado pelo povo indígena Boruca. Tratam-se de dois museus ao ar livre que incentivam os seus visitantes a explorar a paisagem natural e as estruturas tradicionais. Nestes dois museus, os jovens em conjunto com os anciãos da comunidade, levaram a acabo um projeto de recolha da história oral, tornando-se nos curadores de uma exposição virtual sobre a temática da mudança social.

Os museus têm a responsabilidade de mostrar a história comum e os "laços culturais, políticos e económicos" entre a Europa, a América Latina e Caraíbas. Os museus têm uma grande capacidade de atingir todos os níveis da comunidade, das cidades até as aldeias remotas, e podem ser espaços neutros para a construção da coesão social e da reconciliação em diversos contextos. Centrando-se no tema Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas, os MUSEUS EU-LAC criarão uma visão comum sustentável para os museus locais, regionais, e suas comunidades, contribuindo para a compreensão mútua e a cooperação entre as regiões.

A investigação museológica destaca-se de outras áreas de investigação social, científica e cultural da UE-ALC pelo seu envolvimento natural com os temas da UE-CELAC. Os parceiros do projecto são peritos internacionais de museus que desejam prosseguir esta investigação bi-rregional, superando os desafios sociais que se relacionam com os nossos museus e as suas comunidades. Através da mediação das redes do ICOM e dos líderes de museus, criaremos paridade de estima e diálogo sustentável para investigar o nosso património tangível e intangível e partilhá-lo com o mundo.

O nosso plano de ação divide-se em quatro áreas de investigação no âmbito do EU-CELAC:

a) Tecnologia e Inovação para a Integração Bi-regional

b) Museus para a Inclusão e Coesão Social

c) Promoção de Museus Comunitários Sustentáveis

d) Expondo Migração e Género

 

 

     
PARTNERS