• Call for Papers

    Call for Papers

    International Symposium Defining the Museum of the 21st Century. 25 November 2017 St Andrews, Scotland
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/sf003_e74257412b0cc929ed236cef25842c3a_90x50.resized.jpg
  • The use of 3D digitisation in Museums: a workshop and manual to make it easy.

    The use of 3D digitisation in Museums: a workshop and manual to make it easy.

    This workshop, oriented by Alan Miller and his team, was directed towards all museums professionals and museums lovers in having interest in photography or digital interpretation and would like to learn more.
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/sf001_5933c279e1f37335dc181990461c9d7e_90x50.resized.jpg
  • Museus, Comunidade e Turismo

    Museus, Comunidade e Turismo

    Museus, Comunidade e Turismo, um triângulo virtuoso? EULAC MUSEUMS assisted the organizers in elaborating the program and inveted experts from different origins which were present in Portugal for the kick-off meeting of the Project.
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/sf002_5f0c381b02a0f7ed7fb88d8eafc4f37b_90x50.resized.jpg
  • Bravery and a sense of place in abandoned lands: the role of eco- and community museums

    Bravery and a sense of place in abandoned lands: the role of eco- and community museums

    The round-table on “Bravery and a sense of place in abandoned lands: the role of eco- and community museums” has taken place in the frame of the Museums Association Conference & Exhibition 2016, held in Glasgow
    http://eulacmuseums.net/images/ju_cached_images/sf004_da4a8a2c7cc8f32ce9c3237cc4bf4a1d_90x50.resized.jpg

Museu comunitários

Ponto de situação?

Entender os museus comunitários num contexto bi-regional é um dos objetivos deste projeto. As definições de "museu" e "comunidade" estão abertas a debate, a conjugação das duas palavras num só conceito torna ainda mais complexa a sua definição. Ainda assim é possível afirmar que na Europa, América Latina e Caraíbas, o termo "museu comunitário" está a ser utilizado para descrever um tipo particular de museu que apresenta certos valores comuns, incluindo a ação da comunidade na conceção, design e administração do seu museu local. Durante este projeto investigaremos sobre a melhor praxis de museologia comunitária executando uma série de workshops sobre o tema. Os resultados irão alimentar as discussões sobre a nova definição de museu do ICOM que será revelada em 2019. O primeiro desses workshops foi realizado em Lisboa durante a reunião de lançamento do projeto em Outubro de 2016 e, em 2018, a Universidade de Saint Andrews receberá uma conferência internacional sobre "A Definição de Museu no Século XXI" sob os auspícios do ICOFOM: grupo de museologia do ICOM. Este encontro fará parte de um esforço internacional para definir o museu e que terá lugar em vários países internacionalmente, cujo o início será em Paris no mês de Junho de 2017.

  http://network.icom.museum/icofom

 

Museu Virtual e Arquivos Multimédia

Um dos principais resultados da investigação da Universidade de Saint Andrews é a criação de um Museu Virtual personalizado EU-LAC-MUSEUMS. Nesta seção destacaremos os resultados principais do Museu Virtual, proporcionando o URL do website EU-LAC 3D no qual é possível clicar para entrar no nosso novo espaço virtual. Estão a ser realizados workshops intergeracionais de 3D em vários países: 3 europeus, 3 latino-americanos e 3 caribenhos. Os resultados estão a ser partilhados aqui para as nossas regiões e para todo o mundo ver!

Entrar num museu e explorar as histórias de uma cultura, as tradições e os artefactos já não requer a compra de um bilhete de avião caro. Através das tecnologias digitais o visitante poder explorar museus remotos e manipular digitalmente objetos, aprendendo sobre as distintas tradições e histórias de uma cultura desde a comodidade da sua casa. O Museu Virtual, criado especificamente para o projeto EU-LAC, é o Media Hub para todos os conteúdos produzidos durante os workshops 3D. O website continuará a hospedar os materiais produzidos pelos museus, seguindo as instruções dos seminários e permitindo a contribuição dos membros da comunidade. O Museu Virtual oferece ainda instruções para aqueles que queiram aprender as técnicas utilizadas parar criar os meios digitais vistos no site.

 

Intercâmbio de Jovens EU-LAC MUSEUMS

Jovens costa-riquenhos, portugueses e escoceses participantes no intercâmbio EU-LAC MUSEUMS.

EU-LAC-MUSEUMS permitirá uma entusiasmante experiência de intercâmbio juvenil bi-regional entre a América Latina e a Europa. 24 jovens: 12 de Costa Rica, 6 de Portugal e 6 de Escócia. Estes jovens irão participar, cada mês, em workshops de debate sobre a sua comunidade rural, identidade, património e cultura, à medida que vão adquirindo mais confiança. Entre os workshops, os jovens são encorajados a visitar os museus das comunidades nas quais estão inseridos, assim como a documentar a sua estadia através de um blog e do Instagram.

O primeiro blog de jovens EU-LAC de Escócia já está disponível!

https://eulacmuseumsyouthscotland.wordpress.com

O primeiro blog de jovens EU-LAC de Portugal já está disponível!

https://eulacmuseumspt.tumblr.com/

O primeiro blog de jovens EU-LAC Costa Rica, em breve…

 

EULAC museums Map

EU-LAC-MUSEUMS - Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas

Bem-vindo a eulacmuseums.net o site onde pode descobrir o mundo dos pequenos museus regionais e as suas comunidades na Europa, América Latina e Caraíbas. Somos um consórcio de académicos, profissionais de museus e atores políticos que trabalham na Escócia, Portugal, Espanha, França, Peru, Chile, Costa Rica e Índias Ocidentais empenhados com a museologia comunitária a fazer a diferença no mundo.
 
     
PARTNERS